Quem convive com plantas sabe que a hora de cuidar delas é um momento sagrado, em que dá para esquecer os problemas e afastar o estresse. Essa pausa, mesmo em um dia corrido, pode fazer uma diferença muito importante para o bem-estar.
Diversos estudos científicos já mostraram que atividades de jardinagem e horticultura – denominadas em textos acadêmicos pelo nome de hortiterapia – proporcionam mais benefícios do que se imagina, contribuindo diretamente para a prevenção ou recuperação de uma série de problemas físicos e mentais.
Sabe aquela senhorinha lá da roça, que mesmo já tendo passado dos 90 anos continua alegre e cheia de saúde? Observe com atenção, e você verá que ela cuida diariamente de suas plantinhas.
Ansiedade, insônia e depressão – esta última considerada pela Organização Mundial da Saúde o “mal do século” – afetam cada vez mais a população mundial, e combater a tristeza, o pessimismo, a falta de ânimo, a baixa autoestima, a preocupação e a tensão exagerada é uma necessidade da sociedade moderna.
Atividades promotoras do bem-estar – entre as quais o cuidado com as plantas – fortalecem o sistema imunológico, reduzindo as doenças inflamatórias, infecciosas, os riscos de pressão alta e infarto. Mas os benefícios da hortiterapia vão além. Ao realizar atividades de rotina no jardim, são trabalhadas a destreza manual, a sensibilização motora, a flexibilidade física, a memorização visual, a percepção e muito mais.
10 BENEFÍCIOS DA HORTITERAPIA
1. Aumento das sensações de tranquilidade, prazer, alegria e satisfação
2. Aumento da disposição e do bem-estar
3. Desenvolvimento da autoestima através da sensação de responsabilidade, utilidade e resgate de conhecimentos populares de horticultura e uso das plantas
4. Melhora no relacionamento social e de habilidades interpessoais através da cooperação em hortas e jardins em que várias pessoas trabalham juntas
5. Aumento do senso de autonomia em pessoas dependentes
6. Ampliação da consciência ambiental e social
7. Melhora na alimentação
8. Melhora da saúde com o uso das plantas medicinais
9. Melhora de problemas psicológicos e físicos
10. Desenvolvimento de habilidades técnicas e ocupação do tempo de forma útil
Profissionais das áreas de terapia ocupacional, psicologia e assistência social já estão usando essa prática para mudar a vida dos seus pacientes. Educadores também estão recorrendo à jardinagem para melhorar a qualidade da rotina de seus alunos na escola.
Você pode fazer o mesmo em sua casa e transformar a vida da sua família. É só levar todo mundo para colocar a mão na terra e cuidar das plantas. Acredite, esse tempo no jardim é um dos melhores investimentos que você pode fazer!
(artigo original escrito para a Revista Natureza – Editora Europa, número 379, p. 88, agosto de 2019)